Conhecimento.Ideia.Inovação

 

Clique para ver Curriculum Vitae

Artigos e Opiniões  Carreira Profissional  Formação

 

Carreira Profissional

Experiência profissional:

  • Director Geral da SitebySite (Grupo MKT – Publicidade e Comunicação)

  • Director de Divisão de Consultoria (ERP – Arthur Andersen)

  • Director de Unidade de Negócio Gestão Empresarial (Novabase)

  • Director da Competência SAP (Origin Portuguesa)

  • Consultor Assistente e Sénior de Sistemas de Informação e Suporte à Decisão (Andersen Consulting)

Experiência de Projectos:

  • Implementação de Sistemas Business-to-Consumer

  • Implementação de SAP R/3 – Chefe de projecto

  • Implementação de SAP R/2 – Chefe de projecto

  • Implementação de Desenvolvimento à Medida (DW)

  • Reengenharia de Processos

  • Análise e Desenho Funcional de Aplicações

  • Desenho Técnico e Programação de Aplicações

Sectores Actividade:

  • Indústria (Oil & Gas, Farmacêutica, Cosmética, Manufacturing), Comunicações, Alimentar, Automóvel

  • Serviços (Correios, Telecomunicações, “Real Estate”)

  • Entidades Governamentais (Exército, Câmaras Municipais, Saúde)

CARREIRA E DESCRIÇÃO DE PROJECTOS

SITEBYSITE

Director Geral, responsável pela coordenação estratégica, de negócio e organizacional da empresa.

ARTHUR ANDERSEN

Director da área de Business Consulting, responsável pela competência ERP do escritório de Portugal. Faz parte do Virtual Core Team SAP da Divisão EMEIA (Europe, Midlle East, India e Africa). Participa regularmente em reuniões internacionais desta equipa.

NOVABASE

Responsável pela Unidade de Negócio de Gestão Empresarial da NOVABASE, tendo como funções o desenvolvimento de actividades inseridas na implementação desta unidade, desenvolvimento de parcerias de negócio, estabelecimento de contactos, elaboração de propostas de consultoria, a divulgação das metodologias de implementação, coordenação e desenvolvimento da equipa da unidade, coordenação de equipas de projecto, ...

ORIGIN

Responsável pela área SAP do escritório português da ORIGIN, tendo como funções o desenvolvimento de actividades inseridas no âmbito deste produto, como sejam a elaboração de propostas, a divulgação das metodologias de implementação, ...

Responsável pelo desenvolvimento do modelo de implementação do SAP R/3 para uma empresa portuguesa de Produção Alimentar (módulos Assets Management e Plant Maintenance – neste, só enquadramento).

Responsável pela análise, desenvolvimento e conversão num projecto de informatização do Exército Português, assim como pela definição e instalação de um novo sistema de informação para um Regimento.

Responsável pelo projecto de migração SAP R/2 da "release" 4.4 para a "release" 5.0, na maior companhia petrolífera portuguesa.

ANDERSEN CONSULTING

Participou na instalação de um novo sistema de Informação Financeira para um grande companhia petrolífera belga. O objectivo deste projecto era a substituição de um sistema contabilístico obsoleto baseado em procedimentos “batch”, por um novo baseado em procedimentos “Online”.

No seguimento deste projecto e ainda para a mesma companhia, foi responsável pela liderança de 2 novos projectos, nomeadamente o projecto de Contabilidade Multi-Divisas e o projecto de consolidação de contas das áreas de Pesquisas e Refinação. Estes 2 projectos decorreram simultaneamente.  

Depois da conclusão destes projectos foi assignado ao “SAP R/3 Excellence Centre” criado para dar suporte à implementação deste produto. Como parte deste grupo teve formação específica no mesmo, e tornou-se responsável pela sua apresentação a potenciais clientes.

No seguimento disto, participou como project leader na instalação do SAP R/2, módulo de Tesouraria, na maior companhia petrolífera portuguesa. Foi o responsável pela revisão do sistema vigente, pela análise funcional, e pela criação de um relatório de desenho funcional.

Implementação de SAP R/3 numa grande companhia francesa multinacional de produtos electrónicos para telecomunicações.

ARTHUR ANDERSEN (Management Information Consulting Division, em 1990 Andersen Consulting)

Participou num projecto SIOP - Sistema de Informação de Operações Petrolíferas patrocinado pela SONANGOL. Este projecto teve como objectivo prover todas as companhias petrolíferas a operar em Angola com o mesmo sistema de reporting. Este reporting destinou-se a ajudar a Sonangol a controlar os custos e receitas da exploração petrolífera on-shore e off-shore das suas associadas.

Após a conclusão deste projecto, foi afectado a um projecto de conversão de um plano de contas Americano para o Português (POC), para um multinacional do sector cosmético. O objectivo deste projecto era o de permitir o report às entidades fiscais Portuguesas das actividades de uma empresa criada na zona off-shore da Madeira, mas gerida a partir da Bélgica, segundo o plano de contas Americano.

 

 
         

Copyright © 2001-2009 DecisionMaster, Sistemas de Informação e Suporte à Decisão, Lda. Todos os direitos reservados.

Site optimizado para a resolução de ecrã 1024 x 768 e Internet Explorer 5+