Conhecimento.Ideia.Inovação

 

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Clique para ver Curriculum Vitae

IT Governance – Gestão da Informação

in ComputerWorld, 6 de Novembro de 2003

A Gestão da Informação, desde sempre considerada como um factor alavancador da estratégia empresarial, deve agora ser considerada como parte integrante dessa mesma estratégia.

A concorrência global é um facto. Hoje, as organizações não param de se re-estruturar  na tentativa de optimizarem a sua operação e ao mesmo tempo usufruírem das vantagens competitivas proporcionadas pelos avanços nas Tecnologias de Informação. A implementação de conceitos como: Reengenharia de processos, “right-sizing”, “outsourcing”, “empowerment”, organizações “magras” e processamento distribuído, representam mudanças com impactos significativos na operação de qualquer organização. Estas mudanças têm ocasionado mesmo profundas modificações nas suas estruturas de Gestão e Controlo Operacional.

A ênfase na criação de vantagens competitivas e na eficiência em termos de custos, têm concorrido para o cada vez maior protagonismo das tecnologias de informação na execução da estratégia das organizações. A automação de funções de negócio está, pela sua própria natureza, a obrigar à introdução de poderosos mecanismos de controlo dos PCs e Redes, tanto ao nível do hardware como do software. Para além disso, verifica-se que as características fundamentais destes controlos estão a evoluir ao mesmo ritmo que as tecnologias de computação e de telecomunicações.

Neste ambiente de mudança acelerada, se os directores de informática, especialistas em sistemas de informação e auditores querem continuar a representar eficazmente os seus papéis, os seus conhecimentos e competências também têm de evoluir rapidamente. É preciso que se mantenham actualizados em relação às “tecnologias dos controlos” e à sua natureza mutante.

Para se atingir o sucesso na actual Economia da Informação, a Gestão Empresarial (“Enterprise Governance”) e a Gestão da Informação (“IT Governance”) não podem mais ser disciplinas separadas. Uma Gestão empresarial efectiva potencía a focagem das competências e experiências individuais e de grupo nos pontos em que estas podem ser mais produtivas, mede e monitoriza o desempenho, e toma decisões sobre situações críticas. A Gestão da Informação, desde sempre considerada como um factor alavancador da estratégia empresarial, deve agora ser considerada como parte integrante dessa mesma estratégia.

A Gestão de Informação fornece a estrutura que permite interligar Processos e  Recursos de TI com a informação crítica sobre as estratégias e objectivos da organização. Uma eficaz Gestão de Informação permite integrar e institucionalizar de forma óptima componentes como: Planeamento e Organização, Aquisição e Implementação, Entrega e Manutenção, e Monitorização do Desempenho das TIs.

As organizações são geridas por boas (ou “melhores”) práticas, que permitam assegurar que a organização atinge os seus objectivos – garantidos pela existência de certos controlos. A partir destes objectivos são traçadas as actividades a realizar pela utilização dos recursos da organização. Os resultados dessas actividades são medidos e reportados, proporcionando o input para a constante revisão e manutenção dos controlos, e para o recomeço do ciclo. 

A Gestão de Informação também deve ser “governada” por boas (ou “melhores”) práticas, que assegurem que a informação da organização e tecnologias relacionadas apoiem a concretização dos seus objectivos, que os seus recursos sejam geridos responsavelmente e que os riscos sejam avaliados de forma apropriada.

Desta forma, uma Gestão da Informação moderna é parte integrante do sucesso ou insucesso da Gestão Empresarial, ao assegurar medições eficientes e eficazes de todos os processos organizacionais. Uma Gestão da Informação moderna permite que a organização possa usufruir de toda a sua informação, maximizando os seus benefícios, capitalizando nas oportunidades e adquirindo vantagens competitivas.

 

 

Mensagem Inicial

Um Pouco de História

O Hiper-Espaço de Negócio

"Um por Todos, Todos por Um"

Gestão de Contratos... (Parte 1)

Reengenharia ou Engenharia...

Pessoas e Tecnologias...

Da Dinâmica Empresarial

Da Informação ao Conhecimento

Desempenho Organizacional

Gestão Electrónica Documentos

Plano Estratégico de SI

Produtividade e Complexidade

O Impacto do ERP

A Dinâmica da Mudança

As TI no Sector Público Estatal

Medir o Desempenho

Provedores do Cliente

Free Software - o futuro das TI

Gestão de Projectos - calcanhar...

Liderança e Vitória

Outsourcing Estratégico e ...

O Primado da Ideia

A Meta - O Romance da Gestão

Resposta - IT Does Not Matter...

e-Segurança - Preparados?

IT Governance - ...

Reengenharia do Sector Público

 

 
         

Copyright © 2001-2009 DecisionMaster, Sistemas de Informação e Suporte à Decisão, Lda. Todos os direitos reservados.

Site optimizado para a resolução de ecrã 1024 x 768 e Internet Explorer 5+