Conhecimento.Ideia.Inovação

 

Knowledge Optimisation    iniciar    

participar >>>

Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer-lhe o interesse em conhecer as nossas ideias sobre Optimização do Conhecimento. Pretendemos promover, divulgar e implementar um conjunto de conceitos, em que inserimos a Gestão Documental, a Gestão de Conteúdos e a Gestão de Conhecimento, e que consideramos fundamentais para a Optimização do Conhecimento que cada organização tem de si própria e do mercado envolvente. É uma das áreas em que as empresas menos têm investido.  

Será que se conhecem? Será que poderão competir sem uma eficaz optimização do seu conhecimento?

Espero que a sua visita seja útil e que encontre as respostas que precisa.

 

O que é a Optimização do Conhecimento?

Fig. 1 - Processos de Optimização do Conhecimento

Informação, antigamente um recurso raro e pouco divulgado, encontra-se hoje disponível através de inúmeros canais de comunicação. 

Conhecimento, um recurso ainda mais raro e muito bem guardado, começa hoje a ser fundamental transmitir ao mesmo ritmo da informação.

O conhecimento sempre foi uma componente estratégica na evolução de qualquer empresa, mas agora os tempos são outros, a concorrência vem de todos os lados e é cada vez mais sofisticada, seja nas actividades de marketing, seja nas financeiras, seja nas de construção e inovação de produtos.

Para que uma empresa possa sobreviver mais do que média dos 30 anos, tem de conseguir transformar informação em conhecimento, conhecimento em decisão e decisão em acção, a ritmos imensamente mais acelerados.

A Optimização do Conhecimento preocupa-se, essencialmente, com a primeira fase da conversão. A conversão da Informação em Conhecimento. A segunda parte, conversão de Conhecimento em Decisão, é tratada pela nossa área de Suporte à Decisão, enquanto que a terceira fase, conversão de Decisão em Acção é a razão de ser da linha de serviço de Optimização de Negócio.

Consideramos a Optimização do Conhecimento como um conjunto de processos de melhoria contínua ao nível de cada organização que permitem transformar informação em conhecimento.

Vários conceitos estão na base deste processo, sendo que o mais conhecido é o de Gestão do Conhecimento. Devido ao facto de este ter hoje uma conotação muito tecnológica (fala-se muito na implementação de ferramentas de Gestão do Conhecimento), e porque consideramos que todas as empresas detêm uma grande "quantidade" de conhecimento, primeiro e mais importante é conseguir determinar os processos de geração e utilização de conhecimento optimizando o que se tem, e só depois implementar ferramentas que permitam potencializar novos processos de aquisição e transferência de conhecimento.  

Hoje, poucas empresas não consideram importante, ou mesmo crítico, a implementação de sistemas que optimizem o conhecimento. No entanto, existem inúmeros exemplos de iniciativas nesta área que, pretendendo melhorar as capacidades das empresas ao nível da inovação, resposta atempada e adaptação, não conseguem atingir minimamente os objectivos. Muitas destas iniciativas focaram-se na implementação de uma qualquer "intranet" ou num sistema de "groupware".

Esta forma de abordar a Optimização do Conhecimento é extremamente limitativa, não tendo em conta que as empresas são sistemas muito complexos, onde se combinam diariamente entidades tecnológicas, actividades dos recursos humanos e estruturas e culturas organizacionais.

Em qualquer sítio, o conhecimento permite realizar trabalho. Este será de tão melhor qualidade quanto o conhecimento detido. No entanto, a qualidade do trabalho não depende somente da qualidade do conhecimento do recurso humano que o realiza. Depende também, e em larga medida, da própria natureza do trabalho realizado, assim como de todas as componentes que suportam os seu processo de execução, em que as tecnologias têm um papel muito importante.

A implementação de determinada tecnologia só pode ser realizada com garantias de sucesso, se for:

  • adaptada à natureza do trabalho realizado, e

  • preparada para potencializar a melhoria do processo de execução do trabalho.

Se o trabalho é realizado individualmente ou em grupo, e se é de rotina ou exige constantes tomadas de decisão, são realidades completamente diferentes, que é preciso conhecer profundamente antes de implementar qualquer programa de Optimização do Conhecimento. Por outro lado, cada empresa é constituída por células funcionais que, muitas vezes, apresentam exigências e comportamentos diferentes na forma como mantêm e divulgam conhecimento.

Desta forma a implementação de um programa de optimização do conhecimento deverá levar cada empresa a:

  • Reduzir os custos dos seus programas de formação e aumentar o seu capital intelectual, através da integração de modernas tecnologias, baseadas em sistemas de gestão do conhecimento.

  • Ultrapassar barreiras geográficas e reduzir as necessidades de infra-estruturas, pela implementação de sistemas de “employee self-service” com base na Internet.

  • Captar informação sobre a execução das actividades, de forma a potencializar a melhoria de processos, produtos, serviços e organização.

  • Relacionar as pessoas e os conteúdos da forma mais apropriada, melhorando a sua formação, colaboração, capacidade de inovação e poder de decisão.

  • Reduzir o tempo, custo e esforço necessários para adquirir novas capacidades e permitir melhorar os tempos de resposta aos requisitos de negócio.

  • Construir um ambiente que apoie, promova e premeie a inovação.

  • Melhorar a satisfação dos consumidores e outros parceiros de negócio, pelo desenvolvimento de uma força de trabalho mais actuante e conhecedora.

Porquê um projecto de Optimização do Conhecimento?

 

Glossário

FAQ's

Fórum

Leitura Adicional

Eventos

KM - Knowledge Management

SK - Strategic Knowledge

KA - Knowledge Audit 

IAM - Intelectual Asset Management

EIP - Enterprise Information Portal 

B2E - Business to Employee

DM - Document Management

CM - Content Management

PDF  M:THINK

PDF  M:THINK-TRANSFER

Para poder ler os documentos em formato PDF deve fazer "download" do software Adobe Acrobat Reader.

Este software é de instalação Grátis

Pode fazer o seu "download" premindo neste botão

Página 1 de 2

 

Pág. Seguinte

 
         

Copyright © 2001-2009 DecisionMaster, Sistemas de Informação e Suporte à Decisão, Lda. Todos os direitos reservados.

Site optimizado para a resolução de ecrã 1024 x 768 e Internet Explorer 5+