Conhecimento.Ideia.Inovação

 

indiceGlossário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

A

Acesso Remoto

Ligação a um sistema informático remoto através de linhas de comunicação como as linhas telefónicas ou “wide areas networks” para acesso a aplicações e informações em redes distantes.

 

Alojamento (Hosted outsourcing)  

Outsourcing parcial ou completo de todas as aplicações informáticas e hardware associado a um ASP.

 

Application Service Provider (ASP)

Um ASP gere e disponibiliza para múltiplos utilizadores, aplicações informáticas e serviços técnicos a partir de um centro informático remoto, através da Internet ou de linhas dedicadas. Estas aplicações são fornecidas com base num contrato de aluguer. Este modelo acelera a implementação e minimiza os custos e riscos envolvidos durante o ciclo de vida das aplicações. Ajuda também a resolver a escassez crónica de recursos humanos qualificados.

B 

Backbone

Uma redes de dados centralizada e de alto débito que liga várias redes pequenas e independentes.

 

Business Intelligence

O passo a seguir ao Data Warehouseing é o dos sistemas de inteligência de negócio que aproveitam a abundância de dados armazenados em sistemas eBusiness permitindo aos utilizadores responder a determinadas questões e direccionar estratégias de negócio com base em estatísticas. Os sistemas de Business Intelligence permitem acelerar a disponibilização de dados e de informação já tratada.

C 

Comércio Electrónico (eCommerce)  

As aplicações de comércio electrónico são geralmente direccionadas para pequenas e médias empresas que concentram as sus estratégias de marketing e vendas na Internet. A melhor opção para estas empresas é a de efectuar um “outsource” deste tipo de aplicações em vez de enfrentar os investimentos necessários em tecnologia e pessoal. Existem ASP’s que fornecem um “package” completo de comércio electrónico.  

Compras Electrónicas (eProcurement)

As aplicações de compras electrónicas permitem às empresas minimizarem os custos de aquisição de materiais de consumo corrente. Possibilitam às empresas comprarem bens e serviços, reduzir custos de fornecimento e tempos de entrega, assim como melhor a gestão de stocks. Existem ASP’s constróem e fornecem soluções de compras electrónicas seguras e fiáveis.

 

Customer Relationship Management (CRM)

Aplicações de Customer Relationship Management são fundamentais para a aquisição de novos clientes e para a manutenção das relações com os actuais. Incluem componentes de automatização do marketing, automação da força de vendas e gestão de campanhas. Isto tipo de aplicação é fundamental à sobrevivência de um negócio na Internet.

 

Custo Total de Utilização (Total Cost of Ownership)

Um modelo que ajuda os profissionais de tecnologias de informação a compreender e gerir os custos directos e indirectos necessários para adquirir, manter e utilizar aplicações e sistemas informáticos.

D

Data Warehouse

É uma base de dados que contém uma grande quantidade de informação organizada para ajudar a organização na sua tomada de decisões. Um Data Warehouse recebe actualizações em “batch” que podem ser provenientes de visitas on-line ou compras, ou de transacções com fornecedores. Está configurado para responder rapidamente com informação sumarizada a inquéritos (queries) on-line. Devido ao seu complexo desenvolvimento e gestão, são um dos serviços melhor fornecidos em formato ASP.

 

Detecção de Intrusão

Análise em tempo real do tráfego de uma rede que tenta intrusões e ataques destruidores. É um sistema dedicado ao controlo da intrusão que reage com alertas e responde aos ataques.

 

Disponibilidade

O tempo que o sistema utiliza em trabalho produtivo, expresso em percentagem.

E

Enterprise Business Applications (EBA)

Este tipo de aplicações são consideradas a evolução dos tradicionais ERP’s. Enquanto que estes processam aplicações centralizadas (procedimentos de suporte administrativo) de um negócio, aquelas encontra-se integradas com os sistemas de front-end (CRM, eBusiness,...) e respondem a qualquer necessidade de negócio das empresas.

 

Enterprise Relationship Management (ERM)

Soluções que permitem aos vários departamentos de uma organização a partilha de informação abrangente e actualizada sobre clientes, produtos, concorrentes e a evolução do mercado. Os ERM’s asseguram a satisfação do cliente, receitas crescentes e melhores rentabilidades.

 

Enterprise Resource Planning (ERP)

Um sistema de informação que permite a integração de processos a partir da produção e aplicações relacionadas com toda a organização. Os sistemas ERP permitem à organização gerir os recursos internos e integrar completamente os sistemas de produção.

 

Escalabilidade

A capacidade para expandir o número de utilizadores ou aumentar a sua capacidade para utilizar sistemas de informação sem ser necessário efectuar grandes modificações nos sistemas e aplicações informáticas.

I

Infra-estrutura de Chaves Públicas (Public Key Infrastructure - PKI)

Sistema de gestão de certificados digitais para aplicações protegidas (encriptadas).

L

Largura de Banda (Bandwith)

O número de bits de informação que se movem através de um meio de comunicação num determinado tempo. A capacidade de uma rede ou de um circuito de telecomunicações para transporte de informação de voz, dados e imagens. É usualmente medido em Kbps e Mbps. Larguras de banda são, geralmente, disponibilizadas desde 56 Kbps até T-3.


N

Nível de Serviço (Service Level Agreement – SLA)

Acordo de caracter contratual em que um ASP e o seu cliente decidem o nível de serviço a ser entregue. Este acordo pode conter diferentes aspectos funcionais necessários para a disponibilização da aplicação e tendo em conta o seu tipo e grau de importância para o cliente.

P

Package Software Application (“Package”)

Aplicação de software desenvolvida para consumidores e empresas. Geralmente desenhada para mais do que um cliente. A partir do “package” é possível ter “personalizar” a aplicação, ainda que não tenha sido originalmente desenvolvida à medida de cada cliente.  

 

Provedor do Cliente de Sistemas de Informação

Entidade independente de fornecedores de software e de integradores de sistemas, e que assume o compromisso de apoiar e assessorar o Cliente de Sistemas e Tecnologias de Informação, nas três grandes fases por que passa cada projecto: aquisição, implementação e pós-implementação. Esta entidade apoia o seu Cliente desde a construção dos requisitos de compra de um novo sistema ou aplicação, até à avaliação dos ganhos de desempenho conseguidos com a exploração desse novo sistema ou aplicação, passando pelo controlo de qualidade da sua implementação. É uma entidade que acompanha o projecto, nunca se substituindo a fornecedores de software ou integradores de sistemas. É uma entidade com competência reconhecida na compreensão do impacto da introdução ou modificação de um sistema de informação na vida de cada empresa. É uma entidade com capacidade para acelerar a implementação, organizar a documentação, e garantir a transferência do conhecimento e a boa utilização do novo sistema ou aplicação informática pelo seu Cliente.

R

RDIS (Rede Digital Integrada de Serviços - ISDN)

Um padrão de transmissão de voz e dados sobre linhas telefónicas a velocidades até 128 Kbps.

 

Rede Virtual Privada (Virtual Private Network – VPN)

Garante a confidencialidade e integridade dos dados na ligação entre filiais remotas ou utilizadores remotos e o sistema central.

 

 

 
         

Copyright © 2001-2009 DecisionMaster, Sistemas de Informação e Suporte à Decisão, Lda. Todos os direitos reservados.

Site optimizado para a resolução de ecrã 1024 x 768 e Internet Explorer 5+