Conhecimento.Ideia.Inovação

 

Decision Support    implementar    

iniciar >>>

Achou interessante a forma como apresentamos as nossas competências e interesses? Gostaria de iniciar um projecto de implementação de suporte à decisão?

Nesta área do site apresentamos o nosso método de abordagem a um projecto de suporte à decisão. Desde a definição e construção do modelo conceptual até à implementação tecnológica, passando pela construção de um protótipo com base num projecto piloto, são tudo módulos da nossa metodologia M:DECISOR.

Analise a nossa forma de trabalhar. Veja até que ponto pode estar interessado em contar com a nossa colaboração. Contacte-nos. Criamos esta empresa para poder prestar-lhe os melhores serviços e fornecer-lhe o maior valor. Este valor pode fazer da sua empresa, uma empresa mais moderna, mais rápida, mais actuante e mais preparada para o futuro.

 

O que é um Projecto de Suporte à Decisão?

Normalmente, um projecto de suporte à decisão é constituído por dois módulos distintos: o módulo conceptual e o módulo tecnológico. Este pode ainda ser dividido em dois sub-módulos: construção do protótipo e implementação real. Designamos por M:DECISOR a nossa metodologia de implementação de sistemas de suporte à decisão. 

O primeiro módulo de um projecto de suporte à decisão é crítico para o seu sucesso final. As principais fases por que passa esta componente encontram-se representadas na figura 2. Não querendo apresentar, desde já a nossa metodologia, queremos focar com algum pormenor as duas primeiras fases: Definição do Contexto e Definição do Conteúdo.

Na fase de Definição de Contexto é definido o grau de abrangência "geográfica" do projecto que pretendemos implementar. Que departamentos ou divisões da empresa participam no projecto? Quais os objectivos de cada um destes departamentos? Para que posições funcionais deverá ser desenvolvido o sistema? Para a administração? Para a Direcção do Departamento Financeiro? Para a Direcção do Departamento de Vendas? Para a Direcção de Produção?, etc. É preciso que o âmbito e os objectivos do projecto sejam muito bem definidos e acordados.

A fase de Definição de Conteúdos, executada logo a seguir, é considerada uma das mais complexas e críticas na implementação de um projecto de suporte à decisão. Nesta fase são concebidos e definidos um a um, todos os "outputs" que o sistema deverá proporcionar aos seus utilizadores. Muitos destes "outputs" serão estáticos, isto é, o utilizador não terá capacidade para manipular a informação recebida depois de ela ser gerada e disponibilizada, enquanto que muitos outros (a grande maioria) serão dinâmicos, proporcionando uma capacidade extra de análise e tratamento da informação. Esta fase preocupa-se com a resposta às seis questões seguintes:

  • Qual o conteúdo de cada relatório?

  • Qual o conteúdo de cada ecrã?

  • Que medidas de "output" vão ser utilizadas?

  • Que medidas de performance vão ser utilizadas?

  • Quem vai receber que informação?

  • Como se processa a disponibilização da informação?

Na fase seguinte serão determinadas as fontes de dados que irão abastecer a "bateria" de reporting definida na fase anterior. É preciso ir à procura dos dados certos para cada campo de ecrã ou de relatório. É preciso que estes dados façam sentido e que a sua qualidade seja a melhor. Não se podem criar relatórios com informação errada ou inexistente. Sendo um sistema que gera e trata informação para decisão qualquer erro pode ser crítico para o negócio. 

Só depois desta fase é que se começa a definir qual a tecnologia mais apropriada para a disponibilização da informação definida como fundamental e conceptualmente definida na fase de Definição de Conteúdos.

Como última fase deste módulo de projecto, temos a preparação do relatório final, que deverá incluir um plano de acção e um calendário de execução das fases seguintes do projecto. Estas fases fazem parte do segundo módulo da metodologia M:DECISOR.

É neste módulo que se efectiva a implementação do módulo um na empresa. O início do módulo tecnológico pode ter por base um projecto piloto, que desenvolva um protótipo, para aferição da capacidade para criar os novos conteúdos, ou pode saltar-se logo para a implementação definitiva.

Noutra parte deste "site" apresentaremos a continuação da nossa metodologia de implementação de sistemas de suporte à decisão, assim como falaremos sobre a sua arquitectura tecnológica.

Na área de conceitos pode encontrar alguns dos que actualmente são de implementação mais relevante nas empresas e que mais atenção têm recebido em termos mediáticos. 

Sem conceitos não é possível construir sistemas de suporte à decisão.

Quais os seus factores críticos de sucesso?

 

Glossário

FAQ's

Fórum

Leitura Adicional

Eventos

Planos Directores de Sistemas

Elaboração Cadernos de Encargos

Auditoria de Sistemas e Aplicações

Auditoria de Projectos

Assessoria Técnico/Funcional

Gestão de Projectos

Gestão da Transferência do Conhecimento

Gestão de Contratos

Expert System

ABC - Activity Based Costing

EVA - Economic Value Added

VBM - Value Based Management

Balanced Scorecard

Management Cockpit 

Data Warehouse

Data Mining

Data Quality

PDF  Datawarehouse em Outsourcing (6.788 kb)

PDF  Concepção de Sistemas de Suporte à Decisão

Para poder ler os documentos em formato PDF deve fazer "download" do software Adobe Acrobat Reader.

Este software é de instalação Grátis

Pode fazer o seu "download" premindo neste botão

Página 1 de 2

 

Pág. Seguinte

 
         

Copyright © 2001-2009 DecisionMaster, Sistemas de Informação e Suporte à Decisão, Lda. Todos os direitos reservados.

Site optimizado para a resolução de ecrã 1024 x 768 e Internet Explorer 5+