Conhecimento.Ideia.Inovação

 

Decision Support    iniciar    

participar >>>

Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer-lhe o interesse em conhecer a nossa área de Suporte à Decisão. Pretendemos ligar os conceitos teóricos com a sua implementação prática. 

Esperamos que a sua visita seja útil e possa encontrar as respostas que procura. Brevemente, teremos todo o gosto em colaborar na implementação dos seu novo sistema de suporte à decisão. 

 

O que é o Suporte à Decisão?

Fig. 1 - Evolução do Suporte à Decisão

Qualquer sistema de "reporting" é um sistema de suporte à decisão. O seu objectivo é fornecer informação que permita às pessoas tomar melhores decisões. Ainda que não se tenha apercebido, todos os sistemas têm sempre alguma componente de suporte à decisão. Esta componente é a "bateria" de relatórios produzida pelo sistema. As pessoas utilizam estes relatórios para tomar decisões com base em informação neles contida.

Desde a introdução do computador que a componente de suporte à decisão teve um desenvolvimento considerável. Inicialmente, os computadores produziam relatórios em papel. Os utilizadores recebiam, geralmente, os relatórios numa base periódica: diária, mensal, anual, etc. Para receber relatórios particulares (à medida), os utilizadores contactavam o departamento informático, que afectava um programador e/ou analista à criação de programa que gerasse o relatório. Esta tarefa poderia levar, desde algumas horas até vários meses, dependendo do caso.

Obviamente que os relatórios em papel não apresentam grandes facilidades de análise, e são previamente formatados segundo determinadas especificações, que não se conseguem mudar facilmente. Por exemplo, já alguma vez tentou ordenar os dados num relatório em papel? Só funciona com corte, colagem, muita paciência e vontade de gastar dinheiro. E não tente criar gráficos em papel, a não ser que queira investir em marcadores e canetas de filtro.

Por volta de 1980 entra em cena uma nova tecnologia, o computador pessoal. Quando se adquire um computador, adquirem-se também dois programas fundamentais: um processador de texto e uma folha de cálculo. Utilizamos o primeiro para elaborar propostas de serviços e o segundo para recolher e tratar dados e disponibilizar informação. Mas, a folha de cálculo trouxe algo de novo? Sim, permitiu que muitos executivos, muito bem pagos, passassem horas, dias e semanas a transcrever informação do papel para a folha electrónica. No entanto, podem agora analisar e formatar esses dados da forma mais apropriada aos seus objectivos, mas com o inconveniente do aumento substancial da ineficiência e das possibilidades de erros e omissões.

No principio dos anos 90, as empresas que vendiam folhas de cálculo, começaram a aperceber-se dos problemas desta tecnologia à medida que os requisitos dos utilizadores e o volume de informação cresciam. Começaram então a introduzir o conceito de base de dados nos seus produtos. Mas continuou a faltar a facilidade de utilização. Quantos executivos conhece que são experientes na utilização de base de dados?

Esta situação leva-nos ao desenvolvimento dos modernos sistemas de suporte à decisão. Um sistema de suporte à decisão é um sistema que proporciona aos seus utilizadores, não só um acesso rápido à "sua" informação, mas também capacidade para realizar a sua análise e formatação à medida das "suas" necessidades. A figura 1 apresenta uma visão de alto nível da evolução do que hoje designamos por sistema de suporte à decisão ou de "business intelligence". 

Porquê um projecto de Suporte à Decisão?

 

Glossário

FAQ's

Fórum

Leitura Adicional

Eventos

ABC - Activity Based Costing

EVA - Economic Value Added

VBM - Value Based Management

Balanced Scorecard

Management Cockpit 

Data Warehouse

Data Mining

Data Quality

PDF  Datawarehouse em Outsourcing (6.788 kb)

PDF  Concepção de Sistemas de Suporte à Decisão

Para poder ler os documentos em formato PDF deve fazer "download" do software Adobe Acrobat Reader.

Este software é de instalação Grátis

Pode fazer o seu "download" premindo neste botão

Página 1 de 2

 

Pág. Seguinte

 
         

Copyright © 2001-2009 DecisionMaster, Sistemas de Informação e Suporte à Decisão, Lda. Todos os direitos reservados.

Site optimizado para a resolução de ecrã 1024 x 768 e Internet Explorer 5+