Conhecimento.Ideia.Inovação

 

Decision Support    iniciar    

participar >>>

Porquê um Projecto de Suporte à Decisão?

Fig. 2 - Informação por Assunto

"Finalmente consegui! Sou Director de Informática! Nunca pensei que após 20 anos de trabalho como contabilista-programador de COBOL, estaria sentado nesta cadeira. Nunca pensei que a minha empresa me recompensasse com a atribuição de lugar tão importante e estratégico para o seu futuro".

Com o António X ainda a apreciar estas novas sensações, começa a ouvir-se um pandemónio no corredor. Várias vozes parecem discutir, aproximando-se do seu escritório. Finalmente, aparece o José Y, Director Comercial, acompanhado pelo Manuel Z, Director Financeiro.

Este vira-se para o António X e diz bastante zangado "Só no ano passado gastamos mais de 20 milhões de Euros em computadores. Porque é que quando eu e o José Y nos reunimos com o patrão os nossos relatórios apresentam dados completamente diferentes? Como é que pode acontecer que o José Y pensa que vendeu 50.000 unidades no mês passado, enquanto que o meu relatório só apresenta 40.000? Como é que o teu pessoal consegue preparar tão mal uma coisa tão simples?".

O José Y acrescenta por sua vez "E esta é só uma parte dos problemas que vocês arranjam. Na última semana tive uma reunião com o Joaquim W, Director de Compras da A2U Alimentar. Estou certo que não preciso de recordar-vos que a A2U Alimentar, na lista "topten" é o nosso quinto melhor cliente! Aquando da reunião sabíamos que a A2U Alimentar estava a sofrer com as entregas tardias do seu maior fornecedor. Teria sido muito importante poder ir para a reunião com um relatório sobre a performance do nosso departamento de entregas. Nós sabemos que o departamento tem um registo excelente nos tempos de entrega.

De qualquer forma, a reunião foi marcada para as 16.00h. Logo às 8.00h pedi aos teus homens a entrega do relatório. E sabes o que me disseram? Como o meu pedido era, obviamente, importante o colocariam na sua lista de prioridades! Que só demorariam quatro dias a criar os programas e a entregar o relatório. Quatro dias! De que serve isto? Não consigo imaginar quanto tempo demorará a responder a um pedido de um colaborador que não seja director!"

Para além disto, temos dois sistemas de vendas - um para o segmento grossista e outro para o retalho. Muitas vezes desejo ver só informação sobre um segmento ou outro. Mas, noutros momentos preciso de informação sobre as vendas e os produtos independentemente do segmento em que ocorrem. Perco uma enorme quantidade de tempo (dinheiro da empresa) a recolher, integrar e preparar informação consolidada a partir dos dois sistemas que são bastante diferentes."

Novamente, Manuel Z volta à carga "Eu sou um financeiro. Vivo em folhas de cálculo. Se não consigo ordenar, agregar e criar gráficos com os meus dados, estou perdido. Porque é que só conseguem fornecer-me informação impressa? O meu salário custa à empresa mais de 70.000 Euros por ano, e eu passo mais de metade do meu tempo a re-escrever números a partir dos vossos "papéis" para as minhas folhas de cálculo. Acham algum senso nesta situação. Francamente, já estou um pouco farto desta situação."   

O António X começa a pensar que o seu acordo salarial é bom, mas não tão bom assim. É preciso renegociá-lo.

"Ok, pessoal! Deixem-me pensar um pouco sobre esta situação. Após ter efectuado a minha análise, dentro de alguns dias entrarei em contacto convosco.", afirma António Z convictamente. Na verdade encontra-se muito assustado! "Até que ponto é seguro um lugar de Director informático, se sou o quarto num período de seis anos. De facto, nunca perguntei porque é que os outros saíram. Poderei ser responsabilizado por estes problemas? Até que ponto posso contrair aquele empréstimo para comprar a habitação que estava a pensar?" 

Estou certo que quando ler esta pequena história terá chegado à conclusão que a implementação de sistemas de suporte à decisão é fundamental para a sobrevivência de sua empresa. No entanto, ao pensar na implementação de um destes sistemas deve ainda responder às seguintes questões:

  • Permite-me ganhar vantagens competitivas? Em que área?

  • Permite-me reduzir o nível de custos?

  • Fornece-me toda a informação que necessito?

  • Fornece-me essa informação atempadamente?

  • Qual o meu risco se não implemento este tipo de sistema?

  • Qual o meu nível de risco se implemento?

  • Será o projecto entregue dentro dos valores orçamentados? 

Agora que já conhece alguma da temática ligada ao suporte à decisão, deseja obter mais esclarecimentos. Participe no nosso fórum de discussão!

 

Glossário

FAQ's

Fórum

Leitura Adicional

Eventos

ABC - Activity Based Costing

EVA - Economic Value Added

VBM - Value Based Management

Balanced Scorecard

Management Cockpit 

Data Warehouse

Data Mining

Data Quality

PDF  Datawarehouse em Outsourcing (6.788 kb)

PDF  Concepção de Sistemas de Suporte à Decisão

Para poder ler os documentos em formato PDF deve fazer "download" do software Adobe Acrobat Reader.

Este software é de instalação Grátis

Pode fazer o seu "download" premindo neste botão

Página 2 de 2

Página Anterior

Primeira Página

Participar

 
         

Copyright © 2001-2009 DecisionMaster, Sistemas de Informação e Suporte à Decisão, Lda. Todos os direitos reservados.

Site optimizado para a resolução de ecrã 1024 x 768 e Internet Explorer 5+