Conhecimento.Ideia.Inovação

 

Serviços

Elaboração de Planos Directores de Sistemas de Informação

Planeando o Futuro

A exploração de um sistema de informação moderno e eficiente é uma realidade que cada empresa deve ter bem presente se quiser sobreviver num mundo tão dinâmico como o actual.

A planificação dos investimentos em tecnologias de informação passou a ser fundamental a partir do momento em que começaram a estar disponíveis tecnologias que podem acelerar muito a execução das transacções de negócio.    

A indústria de tecnologias de informação foi, nas últimas três décadas, uma das maiores impulsionadoras dos aumentos de produtividade que se registaram em quase todos os sectores económicos. Hoje, é impossível assegurar a continuidade dos negócios sem o apoio de uma panóplia bastante alargada de ferramentas informáticas, que vão desde o hardware, até ao software de gestão empresarial, passando pelas infra-estruturas de rede e pelo software de produtividade pessoal.

Num mundo em que a Internet ganha cada dia mais força, quer porque se desenvolvem novas tecnologias que procuram aproveitar ao máximo as suas potencialidades, quer porque a mente humana é fértil na concepção de novos modelos de negócio, torna-se também mais notada a real complexidade do ambiente de negócio.

Através da Internet surgiram novas nomenclaturas, como B2B (Business-to-Business), B2C (Business-to-Consumer), etc., que fizeram repensar a maior parte das estratégias de implementação de sistemas de informação. O e-Business veio exigir que os sistemas de informação fossem modificados ou mesmo concebidos de raiz para poderem aproveitar as novas oportunidades de negócio. O número de plataformas tecnológicas, de softwares de gestão empresarial, de conceitos de negócio é hoje tão vasto, que é normal o contributo de especialistas externos para se poder realizar uma tarefa como a de definição de um Plano Director de Sistemas de Informação.   

No início, um Plano Director de Sistemas de Informação tinha como base a aquisição de novo hardware. Com este hardware vinha também algum software de suporte ao negócio, ainda que muitas vezes só para a execução das principais tarefas administrativas, e mesmo aqui exigindo um forte desenvolvimento à medida das necessidades de cada empresa para poder responder aos requisitos mais básicos. 

Hoje a primazia de um plano de sistemas está do lado do software, mas do software "empacotado". É este software de gestão empresarial, também designado por ERP (Enterprise Resources Planning), que fornece a representação da maior parte da regras de negócio da empresa. No entanto, a seu montante surgiu um outro género de software, designado por ISC (Integrated Supply Chain) que procura colmatar as lacunas do relacionamento da empresa com os seus fornecedores, e a seu jusante surgiu o CRM (Customer Relationship Management), que procura optimizar a relação da empresa com os seus clientes. 

Abrangidos por estas nomenclaturas existem conjuntos significativos de software, com mais ou menos funcionalidades, com mais ou menos adaptação ao negócio de cada empresa, e de maior ou menor complexidade de implementação. No entanto, todos eles podem fazer parte do Plano Director de Sistemas de Informação de qualquer empresa, sendo para isso fundamental conhecer negócio desta, as suas necessidades e requisitos, a sua missão e objectivos. Só depois deste trabalho, será possível iniciar a construção da solução mais adequada.

O nosso serviço de construção de Planos Directores de Sistemas de Informação, colabora consigo na definição da melhor solução de negócio para a sua empresa. Desde a construção das especificações funcionais, até à apresentação do plano e calendário de realização do projecto, passando pela elaboração das especificações técnicas (hardware, software, networking), executamos um trabalho que permitirá dotar a sua empresa de uma nova visão de futuro. 

Este trabalho inicia-se com um primeiro levantamento de requisitos (ou "pre-scan") que sem muito compromisso financeiro já lhe pode transmitir uma ideia preliminar sobre as suas necessidades ao nível dos sistemas de informação. Este é um trabalho que realizamos durante 2 ou 3 semanas dependendo da complexidade da sua organização, isto é, do número de departamentos ou empresas que teremos de analisar.

Posteriormente, poderemos então partir para a elaboração de um Plano Director de Sistemas de Informação com o grau de sofisticação que a complexidade do negócio da sua empresa exigir. 

Não se esqueça que o futuro da sua organização depende dos seus sistemas de informação, e que para a sua implementação decorrer consoante as suas necessidades reais e no momento adequado deve elaborar e/ou actualizar o seu Plano Director de Sistemas de Informação.

Para esclarecer quaisquer dúvidas, ou pedir uma apresentação detalhada dos nossos serviços, pedimos o favor de nos contactar por:

   

Planos Directores de Sistemas

Elaboração Cadernos de Encargos

Auditoria de Sistemas e Aplicações

Auditoria de Projectos

Assessoria Técnico/Funcional

Gestão de Projectos

Gestão da Transferência do Conhecimento

Gestão de Contratos

Expert System

Optimização de Processos

Estratégia de e-Business

Para poder ler os documentos em formato PDF deve fazer "download" do software Adobe Acrobat Reader.

Este software é de instalação Grátis

Pode fazer o seu "download" premindo neste botão

 
         

Copyright © 2001-2009 DecisionMaster, Sistemas de Informação e Suporte à Decisão, Lda. Todos os direitos reservados.

Site optimizado para a resolução de ecrã 1024 x 768 e Internet Explorer 5+